Encantamentos e cosmopolítica dos povos inspiram o início dos trabalhos neste sábado, no Grande Ritual, a partir das 10h, embalado pelos cantos e tores da Cultura dos Povos, Madrinha Mocinha e Cacique Nailton compartilham e abrem os caminhos para as agendas de trabalho.

Por esses caminhos, a conferência e validação do Observatório da Emergência Cultural iniciou-se no dia 15 de agosto, foram três plenárias abertas para apresentação da plataforma, levantamento e troca das experiências de Fóruns e Comitês, além da abertura dos espaços de diálogos das regiões.

Estamos em muitas e muitos, consolidando as relatorias coletivas e sistematizando as informações apresentadas, para encaminharmos assim as cartas abertas e orientações frente às denúncias e considerações dos territórios na aplicação da Lei.

Para tanto, propomos nossa próxima e 4ª Pré-Conferência, no sábado, dia 19 de setembro, a partir das 14h, direto nas plenárias das regiões, espaços de diálogos alinhados a cultura política das conferências populares, amparados pela escuta ativa no ato de ouvir os diferentes lugares de fala e assegurar que todas as questões e inquietações sejam acolhidas no diálogo; o consenso progressivo a partir da escuta ativa alinhar as convergências e divergências e encontrar soluções mediadas para os dissensos; e acordo popular considera as proposições finais pactuadas entre todos os agentes participantes das conferências, com protagonismo da sociedade civil.

Compondo a Conferência Popular de Cultura, na busca e ampliação de espaços regionais e abertos de plenária, atribuído de sua finalidade enquanto ferramenta de participação social, o Observatório da Emergência Cultural, em seu segundo momento desta série de encontros, convida movimentos, fóruns de cultura, conselhos e comitês para a construção comum de estratégias na aplicação da Lei Aldir Blanc.

Participe dos Grupos das Regiões:

REGIÃO SUL

Link Região: https://chat.whatsapp.com/Fec6uTMF8m5I6UQTYqtX1X

REGIÃO NORDESTE

Link Região: https://chat.whatsapp.com/GNCOB2vh1H34iFGbhtf7h0

REGIÃO NORTE

Link Região: https://chat.whatsapp.com/BqG5N4SqOpZ8uuBeMKfXNL

 REGIÃO CENTRO-OESTE

Link Região: https://chat.whatsapp.com/JtpAIGO3TLZ9HGLLsqpRSY

REGIÃO SUDESTE

Link Região: https://chat.whatsapp.com/F0qVFM2bcFlAv4Ok8qqvvJ

Neste estado permanente de conferência e movimentados pelos ventos fortes de uma regulamentação dura, esta Pré-Conferência vem nos fortalecer na ação direta de enfrentamento local, a partir das trocas de experiências dos fazedores de cultura e na resistência dos espaços culturais.

O Observatório é uma ferramenta popular de fortalecimento da participação social, uma plataforma popular de monitoramento e fiscalização da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc.